Clouded Lands

De 26 de abril a 9 de maio

Exposição e coletivo


13001029_1608164596175187_5350287205901610176_n (1)

Food of War (Comida de Guerra) é uma exposição coletiva multidisciplinar dedicada a usar a arte para explorar a relação entre a comida e a guerra.

É uma iniciativa sem fins lucrativos e pretende criar objetos e eventos artísticos a fim de aumentar a conscientização sobre conflitos armados no mundo todo, promover artistas de nível mundial que desenvolvam trabalhos sobre esse tema, e introduzir a comida como meio de expressão com valor artístico intrínseco.

O coletivo já funciona com sede em Londres há mais de dois anos como uma associação sem natureza jurídica, coordenando eventos em diversos outros países, tais como Espanha, Ucrânia e Colômbia.

O projeto Chernobyl

O desastre de Chernobyl aconteceu durante a guerra fria e inquietou a Europa inteira sobre o que seria seguro comer ou beber.

A Food of War considera que o incidente teve consequências de grande relevância para as refeições diárias nos vários países Europeus por onde passou a nuvem radioativa, ou apenas ameaçou passar. Não estamos interessados nas causas diretas do acidente, mas em explorar como ele afetou o continente –e além– em termos do consumo de comida.

Para o aniversário dos 30 anos do desastre de Chernobyl, Food of War criou uma exposição itinerante que segue o caminho da nuvem radioativa por alguns dos países da ex-União Soviética e da Europa. Ao lado de Simone Mattar, a exposição envolve artistas da Ucrânia, Bielorrússia, e de países europeus. O roteiro começou na feira de arte Just Mad em Madri em março de 2016, passou por Kiev, Berlin e Burgos, terminando em Londres em abril de 2017.

Saiba mais