Itens Relacionados 

Arte, Performance

Marina e a cebola


marina_abram

Muita gente me pergunta o que é gastroperformance. Talvez fique mais claro se pensarmos no exemplo da artista serva Marina Abramovich, considerada a avó da arte performática. Em seus trabalhos, ela explora a relação entre criador e plateia, extrapolando seus objetos artísticos para além dos limites da materialidade.

No vídeo-arte “A cebola” (1996), o rosto da artista aparece em close, enquanto come o vegetal. Na narração da obra, ela diz: «Estou cansada de mudar de aviões, de esperar em salas de aeroportos, estações de ônibus e de trens. Estou cansada de passar por intermináveis controles de passaporte. De compras em shoppings, de decisões de carreiras, museus, galerias de arte, coquetéis intermináveis, de perambular com um copo d’água, fingindo estar interessada em conversar.»

Alguns analisam que, nessa obra, a ingestão do vegetal simboliza o sofrimento, ao mesmo tempo real e fingido, por ter que pertencer a um sistema opressivo de relações sociais.

É por meio de um alimento popular, usado nas mais diversas culturas culinárias do planeta e facilmente identificável, que Marina passa o seu recado, mostrando como a comida está diretamente relacionada ao pensar, ao agir, ao meio social.

Relacionar o alimento com a realidade social de nosso País e com sua dissociação, por meio de performances, é algo com que tenho trabalhado, embora meus projetos não se esgotem nessa faceta.

Abordei o tema em “Fome Come”, por exemplo, apresentada na 30ª Bienal de Arte de São Paulo. Pode ser vista na seção Projetos deste site.

Com pequenas caixas penduradas, que representavam países europeus, Brasil e África, a proposta de “Fome Come” foi refletir sobre a situação socioeconômica do planeta, fazendo um contraponto entre países ricos e com abundância de comida, e o hemisfério sul do globo, onde impera a fome.

Penduradas, as caixinhas traziam quitutes de regiõe escolhidas. Na caixinha “Brasil”, por exemplo, havia uma empada de carne seca com Catupiry; a comida da África foi representada por cuscuz marroquino…